quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Tecnologia aliada e a serviço da educação

Vivemos em plena era digital e a palavra da moda é interatividade. As ferramentas de comunicação e socialização online, tais como Orkut, MySpace, hi5, MSN, Club Penguin, entre outras, possuem milhões de usuários, de diferentes regiões do mundo, de todas as idades e classes sociais.

A opinião de quem já nasceu em um ambiente informatizado, ou de quem teve que aposentar as máquinas de datilografia e se ambientar às modernidades, é unânime: o computador e a Internet democratizam a informação e trouxeram grandes avanços à educação.

As soluções de eLearning modernas são conjuntos de ferramentas que utilizam desde tecnologias semelhantes até as encontradas nestas plataformas de comunicação e socialização. Além disso, agregam material didático, professores e alunos, num único ambiente virtual, sem fronteiras geográficas ou culturais, tornando possível que qualquer pessoa tenha acesso a um curso personalizado, sem ter que pagar a mais por isso.

Por meio de pesados investimentos em tecnologia e escala de atuação global, estas plataformas de eLearning conseguem oferecer aos seus alunos algumas vantagens exclusivas, quando comparadas às soluções tradicionais de ensino, entre elas:

- Personalização: As necessidades de cada aluno são diversas em função dos seus objetivos, seus conhecimentos atuais e suas facilidades ou dificuldades específicas. Desta forma, o eLearning pode personalizar a carga de estudos de maneira individual e inteligente.

- Flexibilidade: Cada pessoa possui um ritmo de vida diferente, com rotinas e hábitos distintos. Permitir que cada um estude no horário e local mais conveniente traz um aumento no número de horas dedicadas ao aprendizado, bem como uma maior qualidade no estudo.

- Custo: Ganhos de escala na criação de conteúdos e alocação de professores, bem como utilização da Internet para a distribuição destes conteúdos (tal qual as populares soluções de VoIP) permitem que as empresas forneçam preços mais competitivos que as soluções tradicionais.

Por estas razões, os cursos de Educação à Distância dentro das companhias mostram-se em franca ascensão. Segundo dados do AbraEAD 2008 (Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e à Distância), em 2006, os investimentos das empresas em eLearning não chegavam a 5%. Já no ano passado, saltaram para 26%. O anuário mostra, ainda, que a intenção das empresas para 2010 é aumentar em 56% o investimento em treinamento à distância, em relação ao ano passado.

Nos últimos anos, a tecnologia se aliou à educação tornando possível que os mais jovens aprendam no ambiente em que se sentem mais à vontade: a rede. As possibilidades de interação e a praticidade têm conquistado cada vez mais os jovens, fazendo com que as instituições de ensino também tenham que se atualizar e vejam a Internet como um instrumento de aprendizado e pesquisa.

Uma pesquisa encomendada pela BBC à Universidade de Westminster, de Londres, concluiu que mundos virtuais podem ajudar crianças entre 6 e 12 anos a ensaiarem o que vão fazer na vida real, além de ampliar o foco de aprendizado do aluno, estimulando sua criatividade. A facilidade para aprender em um ambiente virtual, que pode oferecer uma experiência rica e personalizada, é muito maior do que em uma classe de aula presencial.

Os cursos extracurriculares não estão fora desta realidade. Aprender um novo idioma, aprimorar conhecimentos de computação e, até mesmo, estudar matemática, são opções acessíveis na rede.

A grande população de usuários dos serviços online no Brasil, hoje composta de mais de 40 milhões de pessoas de acordo com as estatísticas do Ibope, reflete as mudanças no comportamento de uma geração que já está totalmente adaptada ao mundo online, às ferramentas de comunicação e que, conseqüentemente, pode tirar muito proveito das plataformas globais de eLearning e de todos os seus benefícios.

Persio De Luca é gerente geral no Brasil da EF Englishtown, considerada maior escola de inglês online do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário