A partir da leitura do texto elaborei alguns tópicos para melhor compreensão do mesmo.
- Vivemos um período de transição social, que se reflete em mudanças na forma de pensar e fazer educação. Os paradigmas da educação tradicional, baseados na educação compulsória e massiva, já não satisfazem.
- Não se trata de adaptar as formas tradicionais de ensino aos novos equipamentos ou vice – versa.
- A opção e o uso da tecnologia digital, sobretudo das redes eletrônicas de comunicação e informação, mudam toda a dinâmica do processo.
- Favorecer aprendizado personalizado e aprendizado cooperativo em rede .
- O novo papel do Professor O que é ser professor virtual?
- A nova lógica de ensinar utilizando-se das redes é a redefinição do papel do professor .
- Trazer o professor para o meio do grupo de alunos.
- O professor passa a encarar a si mesmo e a seus alunos como uma “equipe de trabalho”, com desafios novos e diferenciados a vencer, e com responsabilidades individuais e coletivas a cumprir.
- Espírito de equipe!
- Surgem novos tipos de estruturas grupais de ensino: Grupos de estudos e Equipes de trabalho
- Comunidades de aprendizagem
- Redefinição do tempo na aprendizagem
- A utilização das redes altera o tempo e o espaço da aprendizagem.
- Alunos e professores extrapolam os tempos e o espaço restritos das salas de aula convencionais.
- Todo mundo chega à “sala de aula”
- Favorecem Espaço de “ inclusão educacional ”.
- Portadores de deficiência física, os hospitalizados, os impossibilitados de locomoção; os detentos e as pessoas idosas.
- Espaços virtuais colaborativos
- Maior interação, envolvimento e compromisso social, formando o “cidadão participativo” comprometido com a melhoria de sua aprendizagem e do grupo social.
- Adequações necessárias
- As mudanças mais importantes para o oferecimento de ensino de qualidade devem ocorrer na formação do professor .
- O docente deve ser atualizado nos mesmos passos em que a tecnologia.
- Para acabar com a exclusão digital e beneficiar quem não tem acesso ao meio eletrônico “mudança institucional”.
- Transformar instituições de ensino em pólos de ação e produção de cultura e conhecimento para todos os cidadãos.
- Adoção de novos currículos
- Flexibilização das estruturas de ensino
- Inter disciplinaridade dos conteúdos
- Desenvolvimento de pesquisas
- Intercâmbios de convênios Inter-institucionais
- Relacionamento com o sistema produtivo e organismos governamentais
- Adequações necessárias
- A relação entre a educação e novas tecnologias
- requer novos posicionamentos ligados à política e à gestão da educação .
- Oferta democrática de ensino
- Formação de professores
- Ensino que favoreça à construção do conhecimento
- Comunidades diferenciadas de ensino
- Projetos de aprendizado no coletivo
- Adequações necessárias
Crítica
É de suma importância que o docente sempre esteja "antenado" no que a de novo no âmbito do ensino ,sempre tentando aprimorar e/ou mesclar seus conhecimentos prévios as novas tecnologias que estão surgindo e que possibilitam uma interação mais estreita entre professor/aluno. Deixar de ser um professor "tradicional" e inserir em seu plano pedagógico atividades inovadoras fazendo uso da tecnologia para melhor desempenha-ló. Existem alguns professores que não "curtem" esta onda de transformação, de inovação e coisas diferenciadas quando vão ensinar, contudo, os docentes precisam estar se "reciclando" e buscando atividades que chamem a atenção dos alunos e os façam gostar daquilo que esta sendo inserido no seu dia a dia. Não pode ser esquecido apenas um detalhe... Inserir "coisas inovadoras" é dar oportunidade ao aluno de se familiarizar com o "novo" e ainda de transformar as aulas até então "chatinhas" em aulas "maravilhosas" onde o desempenho do mesmo pode superar o modelo antigo sem ter nada de "novo".
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