terça-feira, 5 de outubro de 2010

A nova lógica do ensino na sociedade da informação

Texto 01

A partir da leitura do texto elaborei alguns tópicos para melhor compreensão do mesmo.
  • Vivemos um período de transição social, que se reflete em mudanças na forma de pensar e fazer educação. Os paradigmas da educação tradicional, baseados na educação compulsória e massiva, já não satisfazem.
  • Não se trata de adaptar as formas tradicionais de ensino aos novos equipamentos ou vice – versa.
  • A opção e o uso da tecnologia digital, sobretudo das redes eletrônicas de comunicação e informação, mudam toda a dinâmica do processo.
  • Favorecer aprendizado personalizado e aprendizado cooperativo em rede .
  • O novo papel do Professor O que é ser professor virtual?
  • A nova lógica de ensinar utilizando-se das redes é a redefinição do papel do professor .
  • Trazer o professor para o meio do grupo de alunos.
  • O professor passa a encarar a si mesmo e a seus alunos como uma “equipe de trabalho”, com desafios novos e diferenciados a vencer, e com responsabilidades individuais e coletivas a cumprir.
  • Espírito de equipe!
  • Surgem novos tipos de estruturas grupais de ensino: Grupos de estudos e Equipes de trabalho
  • Comunidades de aprendizagem
  • Redefinição do tempo na aprendizagem
  • A utilização das redes altera o tempo e o espaço da aprendizagem.
  • Alunos e professores extrapolam os tempos e o espaço restritos das salas de aula convencionais.
  • Todo mundo chega à “sala de aula”
  • Favorecem Espaço de “ inclusão educacional ”.
  • Portadores de deficiência física, os hospitalizados, os impossibilitados de locomoção; os detentos e as pessoas idosas.
  • Espaços virtuais colaborativos
  • Maior interação, envolvimento e compromisso social, formando o “cidadão participativo” comprometido com a melhoria de sua aprendizagem e do grupo social.
  • Adequações necessárias
  • As mudanças mais importantes para o oferecimento de ensino de qualidade devem ocorrer na formação do professor .
  • O docente deve ser atualizado nos mesmos passos em que a tecnologia.
  • Para acabar com a exclusão digital e beneficiar quem não tem acesso ao meio eletrônico “mudança institucional”.
  • Transformar instituições de ensino em pólos de ação e produção de cultura e conhecimento para todos os cidadãos.
  • Adoção de novos currículos
  • Flexibilização das estruturas de ensino
  • Inter disciplinaridade dos conteúdos
  • Desenvolvimento de pesquisas
  • Intercâmbios de convênios Inter-institucionais
  • Relacionamento com o sistema produtivo e organismos governamentais
  • Adequações necessárias
  • A relação entre a educação e novas tecnologias
  • requer novos posicionamentos ligados à política e à gestão da educação .
  • Oferta democrática de ensino
  • Formação de professores
  • Ensino que favoreça à construção do conhecimento
  • Comunidades diferenciadas de ensino
  • Projetos de aprendizado no coletivo
  • Adequações necessárias 






Crítica

É de suma importância que o docente sempre esteja "antenado" no que a de novo no âmbito do ensino ,sempre tentando aprimorar e/ou mesclar seus conhecimentos prévios as novas tecnologias que estão surgindo e que possibilitam uma interação mais estreita entre professor/aluno. Deixar de ser um professor "tradicional" e inserir em seu plano pedagógico atividades inovadoras fazendo uso da tecnologia para melhor desempenha-ló. Existem alguns professores que não "curtem" esta onda de transformação, de inovação e coisas diferenciadas quando vão ensinar, contudo, os docentes precisam estar se "reciclando" e buscando atividades que chamem a atenção dos alunos e os façam gostar daquilo que esta sendo inserido no seu dia a dia. Não pode ser esquecido apenas um detalhe... Inserir "coisas inovadoras" é dar oportunidade ao aluno de se familiarizar com o "novo" e ainda de transformar as aulas até então "chatinhas" em aulas "maravilhosas" onde o desempenho do mesmo pode superar o modelo antigo sem ter nada de "novo".

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