sábado, 16 de outubro de 2010

Trabalhando com Projetos

Texto 07

 Atividades baseadas em Projetos

1.1 Por que trabalhar com projetos?

O desenvolvimento de atividades baseadas em projetos é uma prática cada vez mais comum em todos os setores da atividade humana. Há muitos motivos que justificam este rápido crescimento e que fundamenta o crescente interesse. Um deles é que os projetos representam um caminho seguro para a introdução de mudanças e inovações nas organizações. Outro, é que todo projeto é uma atividade eminentemente instrutiva. Através de um projeto, todos os envolvidos se enriquecem com as experiências vividas, obtendo novos conhecimentos e novas habilidades. O futuro de muitas organizações humanas - talvez da maioria delas - depende da capacidade de conceber, planejar, executar, acompanhar e avaliar atividades orientadas para projetos. Os processos e métodos envolvidos no trabalho com projetos fornecem a estrutura, o foco, a flexibilidade e o controle adequados para a realização de mudanças, dentro de prazos e recursos limitados, com melhores resultados.

Tomando como base inicial o significado do termo "projeto" encontrado no dicionário, temos:

* Atividades orientadas para a realização de objetivos específicos;
* Atividades voltadas para a realização de algo único, exclusivo;
* Tem uma duração finita, com um princípio e um fim bem definidos;
* Apresentam dimensões de complexidade e incerteza (ou risco) em  sua
   realização;
* Surgem, em geral, em função de um problema, uma necessidade, um desafio
   ou uma oportunidade (de uma pessoa ou instituição).
 
1.2 O que é um projeto?

"É um empreendimento finito, com objetivos claramente definidos em função de um problema, oportunidade ou interesse de uma pessoa ou organização" [Maximiano, 1997, pág. 20].

"É um empreendimento temporário realizado para criar um produto ou serviço único. Temporário significa que todo projeto tem um início e um fim. Único significa que o 'produto' possui características exclusivas" [PMBOK, Duncan, 1996, pág. 4]. 

"É uma sequência de tarefas com um início e um fim que são limitadas pelo tempo, pelos recursos e resultados desejados. Um projeto possui um resultado desejável específico; um prazo para execução; e um orçamento que limita a quantidade de pessoas, insumos e dinheiro que podem ser usados para completar o projeto" [Baker & Baker, 1998, pág. 51].

"Um projeto é um empreendimento com características de: complexidade, unicidade, finitude, recursos limitados, envolvimento interfuncional, escalonamento de tarefas, orientado por objetivos e com um produto (ou serviço) final" [Weiss & Wysoki, 1992, pág, 3].


1.3 O que é um Projeto Educacional? 

É um empreendimento de duração finita, com objetivos claramente definidos em função de problemas, oportunidades, necessidades, desafios ou interesses de um sistema educacional, de um educador ou grupos de educadores, com a finalidade de planejar, coordenar e executar ações voltadas para a melhoria de processos educativos e de formação humana, em seus diferentes níveis e contextos.

Educar representa a tentativa de integrar o mundo objetivo e o subjetivo do indivíduo, quebrar a ruptura entre o universo econômico-instrumental e o da cultura, rechaçando a tirania dos mercados e valorizando a formação humana em primeiro plano. A educação, em um conceito atual, está voltada para uma conjunção de saberes que possibilitem ao indivíduo escolhas acertadas e direcionadas para um objetivo que represente, sobretudo, atuar em uma dimensão macrocósmica.

 
1.4 Todo projeto é um trabalho, mas nem todo trabalho é um projeto

 Atividades de rotina

Em toda instituição educacional, assim como em outras organizações, há inúmeras atividades de rotina, também chamadas de atividades operacionais ou funcionais. Essas atividades são realizadas para cumprir diversas finalidades institucionais.

Exemplo: processos administrativos; emissão de documentos; registro acadêmico; comunicação interna e externa; compra de suprimentos e dentre outros.

Atividades de Projetos

Há organizações em que predominam atividades baseadas em projetos, nas quais as atividades funcionais são executadas apenas para manter os processos necessários para dar suporte aos projetos que desenvolvem.

Em uma instituição educacional, assim como em outras organizações, os projetos são desenvolvidos
para atender a necessidades internas ou externas, para buscar a solução de um problema, para adquirir um novo conhecimento, ou mesmo para aproveitar uma oportunidade, tendo sempre em vista a superação das condições de desempenho da instituição ou do sistema educacional.

Comparando atividades de rotina com Projetos

As atividades orientadas para projetos têm como finalidade a mudança desses níveis através da melhoria de processos, da solução de problemas, do atendimento de necessidades etc.

1.5 Uma proposta de tipologia de Pojetos Educacionais

A classificação geral que apresentamos a seguir contempla, de forma ampla, os vários tipos de projetos que ocorrem na área educacional.

Projetos de Intervenção
São projetos desenvolvidos no âmbito de um sistema educacional ou de uma organização, com vistas a promover uma intervenção, propriamente dita, no contexto em foco, através da introdução de modificações na estrutura (organização) e/ou na dinâmica (operação) do sistema ou organização, afetando positivamente seu desempenho em função de problemas que resolve ou de necessidades que atende (este tipo de projeto ocorre também em outras instituições e contextos, tais como: setor produtivo, comercial, etc.).

Projetos de Pesquisa
São projetos que têm por objetivo a obtenção de conhecimentos sobre determinado problema, questão ou assunto, com garantia de verificação experimental (existem diversos tipos de projetos de pesquisas, próprios dos setores acadêmicos e de instituições de pesquisa, que podem ser estudados à parte através de uma literatura rica e abrangente).

Projetos de Desenvolvimento (ou de Produto)
São projetos que ocorrem no âmbito de um sistema ou organização com a finalidade de produção ou implantação de novas atividades, serviços ou “produtos”. Exemplos de projetos deste tipo são: desenvolvimento de novos materiais didáticos; desenvolvimento de nova organização curricular; desenvolvimento de um novo curso; desenvolvimento de softwares educacionais, etc (este tipo de projeto é muito comum também em outras organizações e contextos como o setor produtivo, comercial, serviços, etc.).

Projetos de Ensino
São projetos elaborados dentro de uma (ou mais) disciplina(s), dirigidos à melhoria do processo ensino-aprendizagem e dos elementos de conteúdos relativos a essa disciplina (este tipo de projeto é próprio da área educacional e refere-se ao exercício das funções do professor.

Projetos de Trabalho
São projetos desenvolvidos por alunos em uma (ou mais) disciplina(s), no contexto escolar, sob orientação de professor, e têm por objetivo a aprendizagem de conceitos e desenvolvimento de competências e habilidades específicas. Esses projetos são conduzidos de acordo com uma metodologia denominada Metodologia de Projetos, ou Pedagogia de Projetos. A principal diferença entre esses dois últimos tipos é que, enquanto os projetos de ensino são executados pelo professor, os projetos de trabalho são executados pelos alunos sob orientação do professor visando à aquisição de determinados conhecimentos, habilidades e valores. A idéia de trabalhar com projetos como recurso pedagógico na construção de conhecimentos remonta ao final do século XIX a partir de idéias enunciadas por John Dewey em 1897. Os “projetos de trabalho” merecem um tratamento à parte, em função de suas finalidades essencialmente educativas.


1.6 Cultura de Projetos na Educação

Apesar das tendências de implantação de uma cultura de projetos no meio educacional, o panorama atual parece estar mais para uma "cultura do improviso" do que para uma cultura de projetos. De alguma forma os fatores culturais afetam o modo como encaramos muitas questões relacionadas ao trabalho com projetos.


1.7 Tamanho, complexidade e incerteza de projetos

Os projetos podem ser classificados quanto ao tamanho (porte do projeto), quanto à complexidade e quanto ao grau de sua incerteza.

O tamanho ou o porte de um projeto está relacionado com o volume de recursos físicos, financeiros e humanos envolvidos na sua execução e com sua abrangência, em termos de público-alvo e espaço geográfico envolvido. Por isso os projetos podem ser classificados como sendo de pequeno, médio ou grande porte.

A complexidade de um projeto está relacionada basicamente com: a quantidade de variáveis envolvidas na concepção e organização do projeto e a quantidade de inter-relações entre elas; a dificuldade de compreensão dos conceitos e definições envolvidas; e a complexidade do modelo de gestão requerida. Deste modo os projetos podem ser classificados como simples, modestos ou complexos.

A incerteza é uma característica inerente aos projetos. Todo projeto, por ser uma atividade inovadora, apresenta um determinado grau de incerteza ou risco quanto ao alcance dos objetivos e resultados previstos.baixo, médio ou alto. Os projetos podem ser vistos com nível de incerteza

A junção entre essas três dimensões permite caracterizar diferentes tipos de projetos, contribuindo para o processo de organização, planejamento e gestão dos mesmos.

* Nem todo projeto de grande porte é complexo;
* Nem todo projeto de pequeno porte é simples;
*Nem todo projeto complexo tem alto nível de incerteza ou risco.

1.8 Programas, projetos e subprojetos 

O porte de um projeto pode dar lugar a diferentes termos para expressar o mesmo conceito, porém referidos a diferentes escalas ou dimensões. Os termos programa e subprojetos referem-se a projetos de diferentes tamanhos dentro de um sistema educacional.

Programa
Um programa é um conjunto de projetos que são gerenciados de forma organizada e coordenada.

Subprojetos

Um subprojeto é uma parte de um projeto de grande porte.




 




Crítica

Achei este texto muito didático e importante, aborda o tema precisamente e ainda exemplifica os tipos de projetos. É de textos assim que precisamos ler para posteriormente termos uma idéia de como se faz/elabora um projeto e de qual vai ser sua grandeza.

2 comentários:

  1. Muito boa síntese...só tenho um pouco de dificuldade de achar os textos no seu blog...e as vezes não resisto em ler outras publicações!
    Vc conseguiu incluir no seu blog ótimas referências na área da didática. Parabéns :)

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